A falta que faz a Literatura


Não faz muito tempo que começou um movimento progressista, em minha opinião, totalmente descabido, para mutilar obras clássicas da Literatura, que contenham algum tema ou assunto que não esteja de acordo com o quê alguns acham que seja a realidade atual. Para começo de conversa, as obras não refletem o nosso tempo e sim, o tempo no qual foram escritas e, como toda arte, a literatura busca refletir os acontecimentos do seu tempo e, naquele tempo era daquele jeito, não se pode querer mudar o passado.

É algo irracional alterar as histórias pelo simples capricho de querer adequá-las ao hoje, isso não existe, é inimaginável alguém acreditar que, alterando o conteúdo dos clássicos da literatura, vai conseguir alterar o comportamento das pessoas nos dias de hoje, ou que essas pessoas serão influenciadas por tais comportamentos. A arte deve ser Livre para retratar o seu tempo e é através dela que identificamos como era e como se relacionava em sociedade há tempos, não se muda o enredo que conta um tempo, por um mero capricho.

Não entendo qual o objetivo infantil para que isso esteja acontecendo; será que essas pessoas acreditam mesmo que é preciso esconder as mazelas de antigamente, que se não deixarem que saibam como se comportavam as pessoas nos tempos idos, fará com que as pessoas de hoje em dia se comportem de forma diferente? Em que mundo esse pessoal vive? Será que eles acreditam mesmo que a vida é um conto de fadas e que todas pessoas terão que ser, obrigatoriamente felizes no final?

A vida é feita de relacionamentos entre seres humanos e só existem dois tipos de seres humanos: o de mau caráter e o de bom caráter, e eles podem ser pretos, brancos, mestiços, estrangeiros, pobres, ricos, homossexuais, e as histórias contadas sobre essas relações, são divididas entre os conflitos travados entra as pessoas de mau caráter, e as de bom caráter, não tem como esconder isso, isso é a vida, feita de maldades e de bondades, desde que o mundo é mundo é assim e não é reescrevendo a história que isso mudará.

Perde-se muito tempo querendo mutilar as obras clássicas da Literatura, ao invés de buscar lê-las, compreendê-las e extrair delas o que realmente importa, pois é nos conflitos de desvios de caráter, no racismo, na homofobia e no machismo, contados nas histórias de ontem, que temos, hoje em dia, a condição de usar nosso pensamento cognitivo e ter discernimento entre o que seja certo ou errado, não para mim, para a sociedade que vivemos. Não basta querer apagar a história, há de se aprender com ela.

Enquanto as pessoas acharem que o mais importante é apagar a história dos livros, ao invés de procurar discutir e entender qual era o comportamento da sociedade de outra época, as suas relações humanas, os conflitos que norteavam o ontem, nós ficaremos com a certeza, de que uma vaidade progressista, sem nenhum fundamento, quer, de forma arbitrária e até, porque não dizer, pueril, convencer a sociedade, de que a vida deve ser linda, perfeita, que a maldade não deve existir e que tudo deva ser só felicidade, isso só demonstra a falta que faz a Literatura na vida de algumas pessoas.

1 Responses to A falta que faz a Literatura

  1. Edivanda disse:

    Excelente colocação e texto.

Deixe um comentário