Dividir é multiplicar


Quando falamos em dividir, não há como dissociar a palavra da ideia de repartir aquilo que se tem com alguém, pois, não há melhor definição para designar igualdade, do que a palavra divisão. É dividindo que podemos diminuir a dor do sofrimento, ou aumentar a alegria da felicidade, mas quem divide o conhecimento, multiplica as possibilidades e semeia a esperança de uma vida melhor para quem apenas sobrevive.

Não há bem mais precioso para se dividir com alguém, nem terras, nem dinheiro, nem imóveis, nenhuma herança, nada é mais valioso do que dividir o conhecimento, pois sem ele, de nada adianta o que for herdado. E quem tem a chance de receber, uma fatia que seja de conhecimento, experimenta a experiência de se sentir de fato um cidadão e verdadeiramente dono de sua vida.

Mas, ainda são poucos aqueles que, detentores de conhecimento, se dispõem em dividir o que acumularam em suas vidas. O egoísmo, a sede insana pelo poder, a prepotência, a arrogância, costumam habitar a alma daqueles que acreditam que detendo o poder do saber em suas mãos, se perpetuam em suas posições privilegiadas. Não aprenderam que, dividindo, multiplicam as condições de melhorias para todos.

E qual a melhor maneira de dividir e multiplicar o conhecimento? Educação! É através de uma verdadeira política educacional, suprapartidária, que acredite na ideia de que, dividindo, multiplicaremos as condições de vida da população, é que estreitaremos o caminho das desigualdades sociais e daremos reais oportunidades para termos verdadeiros cidadãos. O conhecimento é a grande revolução que precisamos.

Nenhuma vida se transforma de fato, enquanto não há o encontro com o conhecimento. Por isso, aqueles que, como eu, acreditam que dividindo o conhecimento, podemos multiplicar as chances de construir um lugar melhor para viver, não podem ficar esperando por políticas que nunca passam de promessas. Multipliquemos nós, com aqueles que queiram, o nosso pequeno conhecimento.

É preciso fazer valer a multiplicação do saber para começar a grande revolução. Então arregacemos as mangas e caminhemos firme na direção de compartilhar tudo aquilo que aprendemos e tudo o que ainda vamos aprender, com todos aqueles que encontrarmos pelo nosso caminho. E assim, dividindo cada pouco de conhecimento que possuímos, multiplicaremos as condições de cada cidadão.

Anúncios

2 Responses to Dividir é multiplicar

  1. Néia Lemes de Moraes disse:

    Maravilhoso o texto. Apenas o conhecimento é capaz de nos salvar

  2. Perfeito. Conhecimento dividido é humanidade multiplicada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: