Será que o Teatro é realmente caro?


Desde os primórdios que todo mundo ouve a desculpa de que as pessoas não vão ao Teatro porque ele é uma diversão cara. Um dia, até foi, mas, será que o Teatro ainda é, realmente, assim tão caro quanto às pessoas pensam? É certo que há tempos atrás, a elite fez do Teatro, assim como da Ópera, artes mais refinadas, voltadas, exclusivamente para a diversão da burguesia, e talvez esteja, justamente, nestes fatos, à razão pela qual as pessoas ainda achem que não podem se divertir com o Teatro. Só que hoje em dia não é bem assim.

Vamos começar com o futebol que é vendido como a diversão mais barata que a pessoa tem para aliviar o estresse do cotidiano. Pois bem, uma simples ida ao campo de futebol para assistir a uma partida com dois times de pernas de pau, não sai por menos de cinqüenta reais, isto se levarmos em conta só o preço do ingresso. Se você agregar a isso, o transporte, o lanche, a cervejinha antes e depois da partida, você desembolsará no mínimo, uns cem reais, se for sozinho, se levar o filho, a esposa, a namorada, hum! É, assistir uma partida de futebol não é um passeio tão barato assim.

Vamos tentar algo bastante popular e, que para muitos, é a boa diversão de todos os finais de semana. Que tal um cineminha? Bem, vamos lá: Consideremos que você vá com a sua namorada, esposa, ou ficante, vocês vão desembolsar só com o ingresso de sábado à noite, cinquenta reais. É claro que você não vai entrar na sala de exibição de mãos vazias, não é mesmo? Um “combo” para os dois custa em torno de dezessete reais, somado a condução e/ou estacionamento, uma ida ao cinema não sai por menos de oitenta reais. É, ir ao cinema também não é muito barato!

Talvez se buscássemos uma outra diversão: Um show! Um show é uma boa diversão, não é mesmo? Então vamos lá: Este é uma passeio que você pode fazer sozinho, ir e encontrar os amigos por lá. Pois bem, o ingresso para assistir a um show de qualquer artista um pouco mais famoso, não sai por menos de oitenta reais, ingresso pista, mas se você tem problema com aglomeração e prefere dividir um camarote com uns amigos, pronto, seu passeio já está em cento e trinta reais, fora condução, bebidas… É, o show também não parece algo tão barato.

Já sei! Está super na moda agora ver um combate. É, uma luta! Vamos ver uma luta do UFC. Isso! Uma boa luta para descarregar nossa raiva do chefe gritando com os golpes do grande campeão do octógono. Ah, mas para assistir uma luta dessas, um evento esportivo dessa magnitude, o ingresso mais barato gira em torno de duzentos, trezentos reais, vai ficar muito caro! Se formos levar em conta a condução, a alimentação, meu Deus! Acho melhor parar por aqui. Não é todo mundo que tem bala para assistir a um evento desses.

É, mas diversão é importante, mesmo porque, só trabalhar não faz bem para a saúde de ninguém, não é mesmo? A sorte é que quando a grana está curta, você pode assistir qualquer uma dessas diversões, no conforto de seu sofá, sem medo da violência noturna e de aborrecimentos. Mas todo mundo precisar ir à rua, passear, ver gente, distração em casa, não vale. Teatro, nem pensar, não é? Você já cansou de ouvir que é caro. Você acha mesmo? Se você for comparar, vai se surpreender, até mesmo porque, se você não assistir naquele noite, não terá mais a oportunidade de ver de novo.

Fica fácil perceber, quando passamos a comparar as opções de diversão possíveis, que o Teatro não é assim tão caro quanto as pessoas pensam, até porque, com o valor do seu ingresso, se paga o ator, o diretor, o iluminador, o cenógrafo, o dramaturgo, o figurinista… Será que sabendo disso você ainda acha ele é mesmo muito caro? Faça uma experiência, se você procurar, vai encontrar ótimos espetáculos, com ótimos atores, com ingressos a vinte, trinta reais. Portanto, deixe o seu preconceito de lado e vá se divertir com o Teatro.

Uma resposta para Será que o Teatro é realmente caro?

  1. mariel disse:

    Não acho o teatro caro, mas confesso que alguns espetáculos são chatos. Trata-se de entretenimento, confere? Então não é uma compra racional. O ticket do futebol paga pelo bandeirinha, luz, agua, salário dos jogadores, a segurança, os policiais, todo o universo que cerca a coisa. Mas ninguém pensa nisso. Querem ver seus times, é paixão. O mesmo acontece com os outros espetáculos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: