ENTREVISTA DE EMPREGO


CENÁRIO: SALA DE UMA CASA SIMPLES. UMA MULHER DE ROUPAS SIMPLES ESTÁ EM CENA. FALA AO TELEFONE.

MULHER 1 – Olha aqui Cerso, já num guento mais essas criança… Se a proposta de trabalho fô boa, vo voltá a trabalhá!… É isso mesmo!… Intão dispois nós conversa.. É…

OUVE-SE PALMAS.

MULHER 1 – Agora vo desligá qui tem gente batendo na porta!…  Vê se vem direto pra casa, hein?… (GRITANDO) Um minuto!…To de olho em você!…   Tchau! (GRITANDO) Pode entrá!

ENTRA UMA MULHER, BEM VESTIDA, COM ROUPAS DE MARCAS.

MULHER 2 – Dá licença.

MULHER 1 – Que a senhora qué?

MULHER 2 – Eu vim para entrevista.

MULHER 1 – Ah, a entrevista!… Tinha até isquecido.

A MULHER 1 EMPURRA A MULHER 2 QUE SE DESEQUILIBRA E CAI NO SOFÁ.

MULHER 1 – Intão a senhora é candidata a minha patroa?

MULHER 2 – É  

A MULHER 2 TENTA SE LEVANTAR DO SOFÁ, MAS A MULHER 1 A EMPURRA DE VOLTA.

MULHER 1– A senhora senta que eu priciso fazê umas pregunta pra senhora!

A MULHER 2 CAI DE VOLTA NO SOFÁ.

MULHER 1 – A senhora pricisa intendê que não dá pra gente aceitar qualquer patroa, néw

MULHER 2 – Claro!… Tudo bem!… Eu entendo sim!… Pode perguntar o que a senhora quiser.

MULHER 1 – Intão vamo lá! Pro que a senhora qué uma empregada?

MULHER 2 – Eu trabalho fora o dia todo e estou precisando muito de uma pessoa que cuide da minha casa.

MULHER 1 – Sei…

MULHER 2 – Eu estou precisando muito!

MULHER 1 – Essa é a conversa de toda patroa, mas na hora agá, foge do pau.

MULHER 2 – Mas eu não sou dessas, não! Eu sou de confiança!

MULHER 1 – Toda patroa diz isso!

A MULHER 2 SE LEVANTA.

MULHER 2 – Mas eu sou diferente.

MULHER 1 – Diferente… Sei… Intão, qual minhas vantagem?

MULHER 2 – Eu dou carteira assinada, quarenta e quatro horas semanais, pago horas extra, fundo de garantia, previdência social, vale transporte, uniforme.

MULHER 1 – Uniforme eu não uso.

MULHER 2 – Tudo bem… Eu deixo trabalhar sem uniforme.

MULHER 1 – E tem outra coisa: Eu gosto de trabalhá ouvindo música.

MULHER 2 – Pode ouvir música, não tem problema.

MULHER 1 – Sertanejo?

MULHER 2 – Não tem importância.

MULHER 1 – Pagode?

MULHER 2 – Também pode.

MULHER 1 – E funk?

MULHER 2 – Pode ouvir a música que você quiser, pois a maioria do tempo você vai estar sozinha em casa.

MULHER 1 – To gostando da senhora! Vem cá, senta aqui!

A MULHER A PUXA A MULHER 2, QUE CAI NO SOFÁ.

MULHER 1 – Carteira assinada, todos os direitos, não preciso usar uniforme, posso ouvia as minha música… E quanto é o salário?

MULHER 2 – No momento eu não posso pagar muito, pois acabamos de comprar um apartamento novo, trocamos o carro, não sei se você me entende? Posso lhe chamar de você, não posso?

MULHER 1 – Claro!

MULHER 2 – Talvez, conforme o tempo passe, eu possa lhe pagar um pouco mais?

MULHER 1 – E quando é esse pouco?

MULHER 2 – Um salário mínimo.

A MULHER 1 SE LEVANTA DO SOFÁ.

MULHER 1 – Um salário mínimo?

MULHER 2 – Eu sei é pouco, mas queria muito que você analisasse todo o pacote que estou lhe oferecendo.

MULHER 1 – Sei… Intão vamo fazê assim: A senhora mi deixa o curríco que eu vô conversá com o Cerso e dispois ligo pra sinhora.

A MULHER 2 LEVANTA, PUXA DE SUA BOLSA O SEU CURRÍCULO E ENTREGA A MULHER 1.

MULHER 2 – Vou torcer que você me escolher.

MULHER 1 – Quem sabe?

A MULHER 2 SE DESPEDE E SAI DE CENA. A MULHER 1 RASGA O CURRÍCULO DEIXADO PELA MULHER 2.

MULHER 1 – Mão de vaca!… É cada candidata de patroa que me parece por aqui, viu? Miséria por miséria, prefiro ficá com a que tenho! Franquivaldo!… Sanderlaine! Vão tomá banho que nóis vai no Méc Dôneldis!…

A MULHER 1 SAI DE CENA. FECHAM-SE AS CORTINAS.

                                                            – FIM –

Deixe um comentário

