A arte é uma ilusão


Diante de tanta falta de respeito com o semelhante, dos interesses individuais se sobrepondo ao coletivo, da indiferença dos privilegiados frente às mazelas da vida, da falta de ética, da indecência, da honestidade, em meio a um mar de impunidade e tudo mais que é noticiado diariamente nos jornais, rádios, televisões, portais da internet, etc, só a arte para clarear as idéias e abrir os olhos de quem se permite enxergar.

É através da arte que uns poucos inconformados manifestam sua indignação, levantam questionamentos, provocam, estimulam o pensamento, injetam cultura, para quem sabe um dia, todos possamos compartilhar um quadro diferente do que se apresenta hoje em dia. A arte não é apenas uma ilusão passageira, ela é o espelho que reflete o que há de melhor e de pior no Ser humano.

Quem acredita que arte não passa de uma simples ilusão, de uma forma lúdica para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, ou apenas um caminho de fuga que alguns usam para não se depararem com a realidade desesperadora em que vivem, talvez não saiba o bem que faz se permitir iludir e descobrir o quão pequeno se é diante das verdades que a arte nos escancara.

Permitir-se a ilusão que a arte nos oferece, não significa se alienar aos problemas, ou se fechar em um mundo de felicidades, onde o pior do Ser humano fica atrás das cortinas, ao final de cada espetáculo. É enxergar os defeitos e virtudes do semelhante, se indignar com os privilegiados frente às mazelas da vida, com a falta de ética e da decência, procurando caminhos que revigore a sociedade para lutar contra a impunidade e a injustiça.

A arte é o maior instrumento desenvolvido pelo Ser humano para escancarar a si mesmo. Muito mais que uma simples ilusão como alguns assim a julgam, a arte faz a ponte entre a consciência e a inconsciência, entre a emoção e a razão, entre a verdade e a mentira, entre o drama e o humor, entre a justiça e a injustiça e faz o Ser humano ser bem mais preparado para enfrentar os problemas que assolam à todos, até aqueles que vêem a arte apenas como uma simples ilusão.

Reconhecer-se sobre um palco ou absorver o que nele é apresentado, é a melhor coisa que pode acontecer com um Ser humano, pois deixar-se iludir diante ao que acontece por intermédio da arte, transforma a vida e nos arregala os olhos para enxergar o que há de bom e mal nas entranhas de todos nós. Quisera todos se deixassem levar por essa ilusão.

Está certo que de nada vai adiantar se apenas deixarmo-nos permanecer na ilusão, precisamos subverter as imagens que nos absorveu por algumas horas para reverter o quadro em que vivemos, onde o que interessa é a idéia que prega: “enquanto não for comigo, não tenho nada a ver com isso!” Façamos da arte, uma arma contra o conformismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: