Os pais que não sabem dizer não


Um recente caso gerado pela celeuma entre duas mulheres por conta de um brinquedo deixou bem claro uma situação que vem se tornando cada vez mais corriqueira nos tempos atuais e expôs a olhos nus, a dificuldade que os pais de hoje em dia tem em dizer não aos seus filhos, escancarando o quanto se está criando uma geração mimada e despreparada, que não aceita perder e quer ter tudo, até aquilo que não pode ter.

Já é ponto pacífico entre aqueles que estudam o comportamento humano que saber dizer não, faz parte da educação da criança, pois ela precisa conhecer limites e aprender que não se pode ter tudo na vida e que se quer conquistar alguma coisa, se faz necessário que haja algum esforço próprio para conseguir. Os pais não podem aceitar, passivamente, um bate pé do seu filho, seguido de lágrimas de crocodilo e de pronto, fazerem às suas vontades.

A criança precisa reconhecer nos pais, a autoridade, não um objeto fácil para realizar as suas chantagens e assim, satisfazerem as suas vontades a toda hora. Para alguns pais, parece que dizer não aos filhos é o fim do mundo, muitos até acabam passando por situações vexatórias diante de espaços públicos com os escândalos feitos pelos filhos quando não tem suas vontades satisfeitas naquele instante.

Os pais precisam parar de se colocarem como refém dos próprios filhos, pois, amar não é sempre dizer sim, a criança precisa saber que tem hora que pode e hora que não pode, que aquilo não pertence a ela e que ela precisa respeitar o outro. O quê esses pais pensam que a vida vai entregar aos seus filhos? Dizer sempre sim para os filhos expõe a fragilidade desses pais em educarem os seus filhos para a vida.

Todo pai é uma farol na vida de seu filho, é a luz que o guia por novos caminhos desconhecidos, que ele descobre todos os dias, ele está conhecendo a vida, o perder e ganhar precisa ser ensinado, mostrado e explicado, não é fazendo sempre às suas vontades, que o filho vai aprender o que deve ou não ser feito, muito pelo contrário, assim, o filho vai achar que todos têm à obrigação de satisfazerem às suas vontades sempre que ele queira.

A vida está cada vez mais complicada e competitiva, precisamos preparar nossos filhos para encarar os problemas de verdade e não criar cidadãos fracos, covardes, mimados, que se não conseguem o que querem, dão chiliques e fazem chantagens. Não tenha medo de dizer não ao seu filho, quando ele crescer, vai lhe agradecer por todos os não que você deu a ele. Não tenha medo, dizer não, não vai matar o seu filho e não é nenhum pecado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: