Todo mundo quer ter razão


Vivemos tempos tenebrosos, pois são tempos em que todo mundo quer ter razão. Ninguém mais quer ter o debate, discutir exaustivamente sobre quaisquer temas, analisando os prós e contras até se chegar ao consenso daquilo que possa ser o melhor para todo mundo, agora a minha opinião é o que me basta e pronto! E você que trate de impor a sua opinião para outrem, pois a minha razão ninguém tira.

E assim, os tempos vão ficando cada vez mais difíceis, a convivência com o seu igual, cada vez mais insuportável, pois quando não se é capaz de ter o respeito com a opinião alheia, é porque o caos está instalado. Novos tempos nesta nova Torre de Babel. Eu falo que eu quero e não me importo se você aceita ou não e, se ficar enchendo a minha paciência com o que você acha, eu te excluo das minhas redes sociais.

As pessoas estão perdendo, cada vez mais, a capacidade de se relacionar com quem pensa diferente, com quem tem outro ponto de vista sobre a vida, a agressividade é a palavra de ordem, e lhe atacam se você defende o pobre, se desdenha dos presos, se fala dos negros sem ser negros, se falar da mulher, do homossexual e etc e tal, não interessa, se você for um ponto de discórdia do que o outro pensa, se tornou o seu inimigo.

Uma intolerância sem fim vem nominando esses novos tempos e cada vez fica pior, as pessoas, simplesmente não querem o debate. Elas fecharam suas posições sobre os assuntos e é a opinião delas é que vale, elas vão sempre ter razão não importe o quanto for coerente e verdadeira a sua argumentação. Não lhes se interessa a verdade alheia quando esta está em desacordo com o que eu penso.

Uma pena, pois hoje que temos uma tribuna de alcance inimaginável para discutirmos a exaustão, quaisquer assuntos, preferimos cada qual ficar satisfeito com a sua própria opinião. E perdemos um tempo precioso para resolver questões que são comuns a todos e que, com certeza, melhoria a vida de todo mundo, Não é porque você não tem razão, que a coisa está errada. Às vezes, é você quem está com a visão encoberta.

Seria tão bom se a incerteza da dúvida dominação a opinião das pessoas. Seria tão mais fácil a convivência se cada pensamento diferente ajudasse a formar um pensamento comum. Seria tão bom se, ao invés de ter sempre razão, pudesse concordar com a opinião do outro. Seria tão mais simples conviver respeito o que o outro pensa. Mas, isso, jamais! A razão da minha opinião, essa, ninguém me tira.

Ninguém precisa concordar comigo, estou aberto a opiniões diferentes, até mesmo porque, quando achei um dia que tinha razão sobre tudo, a teimosia me jogou contra a parede e, percebi que tudo teria tomado um outro rumo, se tudo tivesse sido discutido à exaustão, se eu aceitasse outros pontos de vistas, se eu estivesse disposto a ouvir, se eu tivesse a hombridade de aceitar que o outro é que tinha razão. Mas, hoje em dia, quem não quer ter razão?

Deixe uma resposta

