Somos um país atrasado


Quando eu era pequeno, a frase que mais ouvia era que o Brasil era o país do futuro, mas, meio século depois, é fácil constatar que, além de não ser o país de um futuro que nunca chega, o Brasil é um país atrasado em todos os aspectos, humanos, políticos, educacionais, mas sempre nos achamos a bola da vez, apoiados em uma arrogância bem maior que a da nossa vizinha Argentina, não conseguimos admitir que somos um país atrasado.

Começando pela questão humanitária, ficou claro o quanto estamos longe de conhecer o que seja solidariedade de fato, não o discurso eloquente que é professado aos quatro cantos, a solidariedade mostrada pelo povo colombiano diante de uma tragédia acontecido com um time rival futebolístico e de outro país, que só expôs as falácias de nossas atitudes. Somos todos solidários, até a página três do livro, jamais até o fim.

Se falarmos então em política, minha nossa! A coisa fica ainda mais feia! É só verificarmos o caos político que o país está mergulhado. Uma maquina governamental viciada que, só funciona com benesses e trocas de favores, capitaneada por velhos coronéis da primeira metade do século passado, que se acham superiores às leis, mesmo que para isso, façam conchavos e acertos para adequá-las conforme suas necessidades.

Já na questão educacional, bravatas, slogans, promessas, planos que não saem do papel e o que vemos é um retrato desbotado de um sistema educacional pautado em uma escola de anteontem, sendo comanda por pessoas com pensamentos de ontem e que, jamais, conseguirão atender aos anseios dos jovens de hoje. Cada vez a educação fica mais atrasada e sem perspectivas reais de mudanças.

E assim, podemos citar diversos outros setores da nossa sociedade, da economia, sustentabilidade, da pesquisa científica, saúde, assistência social, tudo mostra o quanto somos um país atrasado e, nesses novos tempos, ainda estamos sofrendo de uma grave síndrome de pensamentos retrógrados,  procurando em velhas teorias as soluções para os nossos problemas atuais, achando assim, estarmos conduzindo o país para o futuro.

É, tudo isso me deixa bastante frustrado, pois não tenho como vender às minhas filhas, um projeto de país do futuro para este em que estamos vivendo, quanto mais o tempo passa, nos aproximamos mais do passado e ficamos cada vez mais atrasado. Espero que essas velhas teorias, táticas e pensamentos, acabem por sucumbir aqueles que não enxergam o quanto estão atrasando o Brasil. Quem sabe assim, ainda consiga vender o sonho de um país do futuro para meus netos.

Anúncios

One Response to Somos um país atrasado

  1. mariel disse:

    Mas o que pega é isso, essa promessa de futuro. Ele nunca chegará se não tivermos o presente em nossas mãos. O Brasil é hoje. Se consertamos hoje, nossos filhos e netos saberão o que fazer com o hoje deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: