Um País sem Educação


Muito tem se discutido sobre a questão educacional no País, escola sem partido, mudança na grade curricular, não vou entrar no mérito do que seja certo ou errado, o fato é que somos um país sem Educação, pelo menos para sua grande maioria (vide o resultado do último IDEB). O resultado deixa muito claro o quanto é ineficiente a educação pública no país. Mas, porque não avançamos na Educação?

Talvez o grande problema esteja no desacerto entre os entes federativos, Governo Federal, Estado e Município parecem ter opiniões antagônicas sobre o assunto, cada qual quer implantar o seu projeto de educação e quem sofre com isso é a população, principalmente de jovens, que se vê desestimulada a frequentar escolas sucateadas, salas inchadas, professores desestimulados e uma grade curricular ultrapassada. Não há nada na sala de aula que interesse.

O que se tem, hoje em dia, é, muito discurso e pouca ação para mudar o quadro, pois ninguém parece realmente interessado em realizar as mudanças necessárias para fazer com que o jovem tenha uma aprendizagem de verdade. Tomam a Educação para si, como um projeto partidário, que, se for contestado se torna alvo de protestos e críticas. A Educação só vai atingir seu objetivo, quando ela for um projeto de todos e, acima de tudo, apartidário..

Não adianta criarem slogans, já foram muitos, a cada governo e, slogans não transformam a Educação. Enquanto os governos ficarem puxando a sardinha para os seus lados, apontando, cada qual, seu projeto como melhor, mais jovens continuarão sendo privados da Educação. Não se muda nada em um espaço de quatro ou oito anos, principalmente quando falamos de Educação, que está tão longe do ideal em nosso país. Os números mostram o quanto a falta de Gestão na Educação acentua a desigualdade.

A verdade é que, enquanto os governantes não deixarem as suas vaidades de lado e continuarem a não enxergar a Educação como uma prioridade nacional, não haverá projeto capaz de fazer uma transformação na Educação do país. Só a união de todos, em torno de um projeto para ser realizado a longo prazo, sem quaisquer chancelas partidárias, será capaz de fazer com que o país deixe de ser um País sem Educação.

1 Responses to Um País sem Educação

  1. mariel disse:

    Perfeito. Educação é tudo. Às vezes, tudo o que nossos governantes não querem garantir ao país.

Deixe um comentário