A importância do lúdico


Ultimamente temos levado uma vida encharcada de realismo e de realidade, onde o quê mais importa é o concreto, tanto o cinzento que nos rodeia, como aquilo que nos é palpável e visível. Queremos sempre a lógica das coisas, o racional, aquilo que nos faz sentido e não nos cause ilusões, com isso, nos tornamos pessoas carrancudas, incapazes de admitir a possibilidade que a vida é muito mais mágica do que lógica.

Enchemos nossas horas de compromissos e, o pior, temos feito o mesmo com nossas crianças, que, em muitos casos, precisam até de uma agenda para anotar os intermináveis cursos que são obrigadas a fazer, durante os intervalos de suas aulas escolares. Fechamos o cerco de tal forma que não sobra espaço algum para aquilo que não seja compromisso. Estamos, involuntariamente, roubando o lúdico de nossas crianças.

É certo que a vida é muito mais que uma ilusão, que um sonho inatingível, que ela nos cobra responsabilidades, mas, talvez seja a falta do lúdico que esteja nos impedindo de enfrentar certas situações que somos confrontados no nosso dia a dia. Tudo tem quer ser levado a sério e precisa ser assim, pois a vida não é uma brincadeira de criança. Mas, como ficam as brincadeiras de crianças se não deixamos que elas a brinquem em seus cotidianos?

Não se consegue viver uma vida saudável se nos recusarmos a abrir espaços para aquilo que não seja sério. A vida já é feito de muita dor e tristeza para nos privarmos de alguns momentos mágicos e lúdicos que possam suavizar a nossa jornada. A melhor receita para encarar a dura realidade é afastar-se dela por alguns segundos. Quando o copo está muito cheio de problemas, com certeza ele transbordará.

Agora, se é por demais saudável, alguns minutos lúdicos na vida de qualquer adulto, imaginem para a vida de uma criança, que enxerga na brincadeira, na mágica, no lúdico, as coisas mais interessantes de sua vida? Estimular a imaginação da criança deve ser prioridade, e não entupir a agenda do dia com compromissos que nem nós somos capazes de dar conta. A criança precisa aprender a mágica para lidar com a lógica.

E o adulto, não precisa ter vergonha de desfrutar do lúdico, de encontrar em cada dia onde a lógica cega, não deixando ver qual a melhor decisão a tomar, um instante de mágica para encarar os seus desafios, pois a vida pode se tornar ainda mais difícil, cansativa, desestimulante, desinteressante, se nós tivermos que usar sempre nossa energia para lidar com a realidade através da lógica. O lúdico é sim importante, pois não nos deixa esquecer que a vida é feita de mágica.

Uma resposta para A importância do lúdico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: