O ATIVISTA


CENÁRIO: UMA CONFEITARIA

EM CENA, UM BALCONISTA ESTÁ ATRÁS DE UMA VITRINE DE DOCES. ENTRA UM HOMEM.

Homem          – Bom dia,

Balconista     – Bom dia! O quê o senhor deseja?

Homem          – Estou procurando um doce…

Balconista     – Fique à vontade!

ENTRA UM OUTRO HOMEM.

Homen1        – E aí, Neguinho?

Balconista     – Fala, Cabeça! Que vai ser hoje?

O HOMEM 1 OLHA A VITRINE.

Homem1       – Cadê a Nêga Maluca?

Balconista     – Foi atrás do príncipe na Floresta Negra!

Homem1       – Tu é fogo, hein, neguinho?

O HOMEM SÓ OBSERVA OS DOIS.

Homem1       – Sabe aquele diamante negro?

Balconista     – Que aconteceu com ele?

Homem1       – Se perdeu nas Tetas de Nêga!

Balconista     – Essa foi boa, cabeça!

OS DOIS SE CUMPRIMENTAM COM A MÃO SOBRE A VITRINE.

Homem          – Mas, que absurdo!

Balconista     – Oi? Perdão, senhor, não ouvi. O senhor já escolheu?

Homem          – O que eu ouvi aqui, agora, é um absurdo!

Homem1       – Apenas uma brincadeira!

Balconista     – Ih, meu senhor, isso é todo dia!

Homem          – É por causa desse comportamento racista, que nunca acabaremos com o racismo.

Balconista     – É apenas uma brincadeira nossa!

Homem          – Piada com o nome dos doces!

Homem1       – Piada com uma raça!

Homem          – Nada disso, meu senhor!

Homem1       – É sempre essa desculpa de brincadeira, mas, no fundo mesmo, é puro racismo. Um desrespeito ao povo que sofreu com a escravidão e até hoje é subjugado com sub-raça.

Balconista     – Que isso, meu senhor! Não precisa se estressar desse jeito.

Homem          – A gente vai deixando pra lá e a humilhação não para. De piadinha em piadinha vou denegrindo o negro, o homossexual, o pobre, o feio…

Homem1       – Eu é que não to acreditando no quê estou ouvindo!

Balconista     – Vamos deixar isso pra lá! Foi um piada, pronto, acabou!

O HOMEM SE AFASTA, VAI ATÉ O PROSCÊNIO, COMO SE ESTIVESSE UM UMA DAS PORTAS DA CONFEITARIA.

Homem          – (GRITANDO) Mas pra mim não acabou, não! Eu não posso ficar calado diante do que ouvi aqui!

O HOMEM1 SE APROXIMA DO HOMEM.

Homem1       – Calma, meu senhor! Não aconteceu nada pra tudo isso!

Homem          – É porque não é sobre a cor da sua pele.

Homem1       – E o que eu senhor sabe da cor da minha pele?

Homem          – Que ela é branca.

O BALCONISTA SAI DE TRÁS DA VITRINE.

Balconista     – Mas eu sou neguinho.

Homem          – Uma pena que você se ache apenas um neguinho! É lamentável ver nossos irmãos de cor dando armas para o nosso inimigo!

Homem1       – Quem é inimigo aqui? Eu sou teu inimigo, neguinho?

Balconista     – Claro que não!

Homem          – Não fico nenhum mais um minuto neste lugar.

Balconista     – Calma, aí, meu irmão! Não precisa disso!.

Homem1       – Deixa ele, neguinho.

O HOMEM SAI PELA FRENTE DO PALCO, GRITANDO.

Homem          – Abaixo ao racismo! Abaixo ao racismo.

O BALCONISTA VAI PARA TRÁS DA VITRINE. ENTRA UMA MULHER NEGRA, OBSERVA A VITRINE.

Balconista     – Tu viu isso, cabeça?

Homem1       – É cada uma que a gente vê!

Balconista     – Então, o quê vai ser?

Homem1       – Pra não arrumar mais confusão por hoje, vu querer um pedaço daquele bolo afrodescendente ali!

Mulher           – (PARA O BALCONISTA) É Nêga maluca?

Balconista     – É sim!

Mulher           – O senhor aproveita e vê um pedaço pra mim também? Ah, é um cafézinho preto, por favor!

O HOMEM1 E O BALCONISTA SE OLHAM E RIEM.

Mulher           – Falei alguma coisa diferente?

Balconista     – Não! Não foi nada!

Homem1       – Não! (PARA MULHER) Bom café! Até amanhã, Neguinho!

Balconista     – Até amanhã, Cabeça!

O HOMEM1 SAI. O BALCONISTA SERVE A MULHER.

                                                           – FIM –

Deixe uma resposta

