Não se brinca com um sonho


A pior coisa que acontece na vida de uma pessoa é se sentir enganada e é justamente isso que o Governo Federal fez com milhares de jovens brasileiros, venderam uma ilusão de que seria possível cursar a universidade através de recursos federais, digamos de passagem, um empréstimo para ser pago após a conclusão do curso, e essa promessa foi o bastante para milhares de jovens acharam que podiam.

E milhares desses jovens não pensaram duas vezes, ainda mais dinate do discurso de posse da Presidente que dizia que os planos do Governo era transformar o país em: “Pátria Educadora”. E todos prestaram vestibular, se matricularam nas universidades particulares e realizaram, enfim, os sonhos de estarem buscando a tão desejada formação profissional. Mas o que eles não esperavam, acontece. Todos foram enganados.

O Governo Federal na figura da Presidente e de seus Ministros brincaram com o sonho de milhares de jovens brasileiros, adoçaram a boca de cada um com balas embrulhadas. Agora, o nobre Ministro, tem o desplante de vir aos órgãos de imprensa dizer que não há mais verba para o financiamento estudantil, que todo o recurso destinado, cessou e, diga-se de passagem, uma verba quase cinqüenta por cento, menor a do ano anterior.

Não podem ser pessoas sérias, estas que estão à frente do nosso país, pois, nem mesmo um humorista contador de piadas sem graças, seria capaz de brincar com os sonhos de jovens, que, não esperavam esmolas, pagariam tudo, com juros e com os esforços oriundos da tal sonhada profissão. Mas, não, vendendo meias verdades, com mentiras verdadeiras, esse Governo pôs por terra o sonho de muitos brasileiros.

O que está acontecendo, na realidade, é que estamos a quase meio ano vivendo um desgoverno em todos os setores e, como parte desse desgoverno, estamos assistindo o Governo Federal inventando mais desculpas, vendendo novas ilusões e criando uma situação entre os jovens estudantes, que a médio prazo, causará muitos problemas, pois muitos desses estudantes estão se endividando para honrar os compromissos que esse Governo prometeu.

E o mais engraçado nessa história toda é a cara de pau desse Governo que vem a público vender as mesmas velhas ilusões, de que tudo está sendo feito para transformar o país em uma Pátria Educadora. A quem eles enganam? O pior é que tem muito gente que gasta o seu latim em defesa do que já é indefensável, pois, brincar com o sonho de uma pessoa, é algo que não se pode defender. Mas, o que é esse Governo, se não um vendedor de ilusão?

Para finalizar, gostaria de registrar aqui também, o meu repúdio às atitudes que os Governos de São Paulo e do Paraná vêem dando à Educação em seus respectivos Estados, mas, bem, esse é um assunto que merece muito mais do que um parágrafo e tratarei disso em outra oportunidade, com a devida importância que tais situações merecem, mesmo porque, tudo isso também prejudica demais os planos de fazer do país uma Pátria Educadora.

2 respostas para Não se brinca com um sonho

  1. Tomo suas palavras como as minhas. Muito bem. Sonhos são preciosos. Abrs

  2. Paulo Sacaldassy disse:

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: