Educar é conquista


A descoberta do mundo das letras é realmente muito fascinante! Ficar sabendo que, juntando letra com letra, é possível formar uma palavra e mais outra e mais outra, é a nossa primeira conquista e o nosso primeiro passo em direção a nossa independência, pois quando nos apossamos das palavras, nos tornamos donos de nossas ideias e, quanto mais palavras aprendemos, mais alto podemos voar.

Mas, não nos basta conhecermos as palavras e termos o domínio sobre elas, elas são apenas pequenas portas para o quê teremos pela frente. Só que para novas conquistas, precisamos de mestres dispostos a nos conquistar, a nos mostrar o quanto maravilhoso é o mundo do conhecimento. Muitos não vão mais além de poucas palavras porque não foram conquistados. Para muitos, saber unir as letras, já basta.

Educar é uma conquista de mão dupla, onde aquele que ensina precisa conquistar o interesse de quem aprende e quem aprende precisa conquistar novos conhecimentos. E, quando um dos lados não se mostra capaz de conquistar, o percurso rumo ao conhecimento é muito mais dolorido. Ter o domínio do conhecimento e não saber conquistar é tão ou bem pior do quê ter de conquistar o conhecimento sozinho.

O grande desafio da educação sempre foi conquistar; conquistar a atenção para que os aprendizes escutem o que temos para dizer, conquistar o interesse para que se eles se envolvam no assunto que falamos, conquistar a vontade para que eles mostrem a curiosidade de quererem aprender e, quando o aluno conquista o entusiasmo de querer aprender cada vez mais, aí sim, acredito que a educação começa a cumprir o seu papel.

Diante de tantas possibilidades que a tecnologia nos apresenta nos dias de hoje, a educação não pode deixar passar esse momento de criar oportunidades de conquistar a atenção dos educandos, se há a dificuldade de se disputar espaço com outras mídias, talvez esteja aí, o diferencial que possa fazer ser possível exercer o poder da conquista. Métodos ultrapassados já não são capazes de despertar o prazer da conquista e sem conquista ninguém aprende.

Enquanto alguns insistirem com as mesmas velhas formas de transmissão de informação em sala de aula, pouca coisa vai mudar no cenário da educação, pois, como tudo na vida, educar é conquista e, essa conquista passa em primeiro lugar por despertar no aluno o interesse em querer conquistar o conhecimento, em querer aprender cada vez mais, a buscar novas formas de aprendizagem e a querer voar para sempre.

Quando enfim conquistamos a curiosidade de saber cada vez mais, chegamos ao ponto de nos tornarmos conquistador. Plantar a semente do aprender na mente dos jovens é a chave que abre para sempre o mundo do conhecimento. Não existe outro caminho que não seja o da conquista. Quem tem interesse pela educação tem de ter como objetivo, fazer que cada um possa desenvolver suas próprias conquistas.

Uma resposta para Educar é conquista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: