O desafio da Educação


Já vai longe o tempo que educar era apenas ensinar o beabá, em tempos de livre acesso ao conhecimento, qualquer pessoa tem a informação que quer a qualquer momento, e o desafio da Educação passa ser muito maior. Agora  não basta ter apenas uma formação básica em pedagogia ou em qualquer outra disciplina para ensinar, aliás, é preciso muito mais que conhecimento específico para enfrentar a batalha de seduzir o aluno em sala de aula.

A luta para estimular e buscar o interesse dos jovens vai muito além de imputar a eles, o conhecimento básico de disciplinas segmentadas que o possibilitarão ter uma profissão, há de se ter também a preocupação de formá-los como bons cidadãos, com o conhecimento suficiente para entender as responsabilidades que assumem com a sociedade quando optam por essa ou aquela profissão e isso, significa transitar pelas várias áreas do saber e das causas sociais.

Hoje em dia, fica cada vez mais claro que seguir o velho modelo constituído de conteúdos pré-determinados, com disciplinas pré-selecionadas, não é mais compatível com o querer dos jovens, conteúdos que não servirão para suas vidas, não despertam a curiosidade e ainda por cima, os desestimulam, fazendo com que eles não mostrem interesse nem mesmo em frequentar às escolas. E não adianta oferecer mais do mesmo, pois o que os jovens querem é a novidade, esse sim é o grande desafio da Educação.

Embora muitos educadores já entenderam que é preciso ir muito mais além do que dominar essa ou aquela disciplina, ainda há muitos que se negam a aceitar que a Educação mudou de patamar, é preciso mostrar aos jovens, um farto conhecimento interdisciplinar para se fazer interessante e percebido por eles, até mesmo quando se faz necessário passar conhecimentos que, para muitos, não terão nenhuma serventia.

É claro que muito pouco se pode fazer em sala de aula, ainda que hajam educadores altamente qualificados e com vasto conhecimento geral e consciência social, pois as esferas administrativas que organizam e determinam qual o modelo educacional a ser seguido, insistem em currículos engessados, com a transmissão de conteúdos pré-estabelecidos e políticas que incentivam o autoritarismo de condutas e que ainda pensam que números valem mais do que qualidade.

Realmente é muito grande o desafio da Educação, ainda mais para aqueles que a enxergam como o caminho de transformação do Ser humano e sabem dos efeitos que ela provoca na sociedade em que este Ser está inserido. E para vencer essa luta é preciso sim que o Educador seja muito mais do que o professor desta ou daquela matéria, ele precisa ter uma cultura interdisciplinar para aguçar a curiosidade e trazer as novidades que os jovens precisam, além de o entendimento dos efeitos do abismo social que vivemos.

O conhecimento não é algo que deva ser oferecido segmentado por disciplinas, todos que estão na Educação sabem disso, esse tempo já passou, mas se ainda tiver de ser assim, cada disciplina precisa então, necessariamente transpassar por outras, como uma rede, em que um conhecimento leva a outro e a outro e a outro. Sem esquecer, é claro, do papel social que exerce cada Educador. Não é tarefa fácil, mas é esse o desafio a vencer para termos uma Educação que realmente valha à pena e transforme de verdade.

Anúncios

2 Responses to O desafio da Educação

  1. Pontos muito bons. Queria saber tua opinião sobre forma: apps, rede, blogs, jogos, realidade aumentada. A gurizada usa isso no café da manhã. Não está na hora dos professores lançarem mão desse tipo de ferramenta?

  2. Paulo Sacaldassy disse:

    Sem dúvidas, Mariel! É esse engessamento no tradicionalismo com que alguns professores atuam que contribui muito pelo atraso na educação. Há de se lançar mão de todos os recursos disponíveis, sem preconceitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: