Ninguém quer mais a dúvida


A autossuficiência parece que criou raiz nas pessoas, pois estamos cercados de gente que tem certezas absolutas sobre tudo. Se a notícia é de alguém que matou, todos têm a certeza de que sim. Se a notícia é de que alguém roubou, todos têm a certeza que sim. Se a notícia é de alguém que traiu, todos têm a certeza que sim. Estamos vivendo um tempo de seres absolutamente certos, mas eu vivo tão cheio de dúvidas.

Hoje a convicção sobre qualquer assunto faz eco, a certeza de que tudo está errado, ou que tudo está certo, povoa a opinião das pessoas. Ninguém mais se permite duvidar. Não digo duvidar de fatos e casos óbvios às nossas vistas, digo, duvidar de si mesmo. Como ter certeza de alguma coisa quando não a presenciamos? Como aceitar e ainda concordar com alguém que decreta que isso ou aquilo é certeza absoluta?

O, eu sei! O, eu vi! O, eu tenho certeza! Para mim parece tudo tão incerto, que, às vezes, não sei o que pensar sobre tudo ou sobre nada. Por que às pessoas tem de querer ter a certeza de tudo e sobre tudo? Para que concordar com o quê discorda? Eu tenho duvidado de tudo. Até aquilo que os meus olhos veem, eu duvido. O que os meus ouvidos ouvem, então… Tudo pode parecer que sim, mas, e se for o não?

Por vezes a emoção me faz opinar que sim, mas o racional coloca a dúvida na minha cabeça e não consigo entender a certeza absoluta que ecoou como voz geral que diz: Não! Por vezes as minhas certezas não compactuam com a discordância alheia, e o meu sim é o não da maioria. Como posso ter certeza de algo que duvido seja certo ou errado? Mas hoje em dia todos têm certezas demais. Como não duvidar?

Talvez seja essa certeza absoluta que faz com que ninguém de mais razão de nada, pois o certo tem a certeza de que está certo e o errado tem a certeza que não e vice-versa. Todos derramam suas certezas com a absoluta convicção que não existe espaço para duvidar de nada. As pessoas não são mais capazes de duvidar de si mesmo. Como não olhar no espelho e não se questionar? Como não duvidar dos nossos pensamentos?

Estou aqui escrevendo, mas a dúvida me persegue em cada linha. O que me dá a certeza de que alguém vá se interessar pela minha dúvida? Mas, por que duvidar de que as minhas certezas sobre ter ou não certeza sobre tudo ou sobre nada, não possa ser a dúvida ou a certeza de alguém? Portanto, mais do que certezas absolutas que a maioria pensa ter, prefiro que as dúvidas infinitas invadam, a cada minuto, o meu pensamento.

One Response to Ninguém quer mais a dúvida

  1. Edivanda disse:

    Agora bateu aquela dúvida básica: do quê mesmo que podemos ter certeza nesta vida? De poucas coisas, é certo, mas tenho uma outra certeza fresquinha: gostei e concordo com esse seu texto! Se disser que não, eu bato o pé! :)

Deixe um comentário

