A Arte faz bem para a Educação


Já faz tempo que o olhar da Arte sobre as coisas, revela muito mais do que os olhos humanos pode ver, por isso, já está mais do que na hora da Educação se servir da Arte para mostrar outros olhares para seus aprendizes. É momento de quebrar velhos paradigmas de ensino e atualizar velhas metodologias já ultrapassadas e que não fazem mais sentido nos dias de hoje.

A Educação no seu conceito primário de transmitir conteúdos parece não ter mais fôlego para estimular e seduzir seus aprendizes. É preciso encontrar novos caminhos que levem a retomada para um novo despertar do interesse em obter conhecimentos e, ninguém melhor do que a Arte para servir de ponte para alcançar esse objetivo.

Mas, quando falo de Arte, falo da Arte em toda a sua grandeza e de todas as suas formas de expressão e não apenas e tão somente de uma mera disciplina fragmentada, descontextualizada e que, invariavelmente, não é levada a série como disciplina capaz de transmitir conhecimento. A arte que faz parte nas grades curriculares não cumpre o papel de ser uma ponte entre o aprendiz e o conhecimento.

Com os conceitos educacionais apontando na direção de que é preciso levar em conta o conhecimento de mundo do aprendiz, insistir em modelos que visam apenas repassar conteúdos didáticos, só faz aumentar o desinteresse pela aprendizagem e desestimula a busca por mais conhecimento. É preciso olhar com outros olhos para buscar novas soluções. Mas como?

Através da Arte isso pode ser modificado, desde que dermos à Arte, a mesma importância que damos à Educação. É preciso desmistificar o conceito de que arte não passa de simples entretenimento, temos que lançar mão de todo o poderio que a Arte dispõe, seja no Teatro, na Dança, na Música, na Pintura, na Literatura, para que possamos enxergar o jeito de ensinar de outra forma.

Não se pode deixar de usar esse grande instrumento de educação que é a Arte, por não ter uma opinião formada a esse respeito. Experiências já nos mostram que quando a Arte é usada como ponte de outras disciplinas surgem resultados surpreendentes e inesperados, até mesmo quando falamos em termos disciplinar do aprendiz e não apenas na obtenção do conhecimento.

A Arte estimula, encoraja, revela, educa, ensina, mostra caminhos e nos faz lançar nosso olhar sobre a vida com outra perspectiva. Faz com que encontremos sentido onde a lógica não encontrava o caminho, nos mostra que obter conhecimento pode ser algo muito mais prazeroso de que reproduzir conteúdos e nos revela o quanto o Mundo pode ser melhor se tivermos uma boa Educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: