Brasil, um país sem cultura?


É voz corrente pelos quatro cantos do país, que o Brasil é um país sem cultura, algo que eu não concordo. O país pode ter todos os problemas do mundo, mas que é sem cultura, isso é mentira. Isso não passa de conversa de cabeças altamente colonizadas, que se deixam levar pelas influências, americana e européia, que tentam a todo custo, diminuir a importância do país.

Chego a ficar indignado com o discurso de alguns brasileiros que menosprezam a cultura e a arte feita no país, mas o que pensar dessas pessoas vendidas ao neocolonialismo do consumo descabido de coisas que não fazem parte do seu dia-a-dia? São repetidores de retóricas ultrapassadas e, que na verdade, nunca tiveram fundamento.

Cultura não se restringe ao simples fato do desconhecimento do que seja uma obra de arte, um ária de uma ópera, ou ainda do que seja um “pas de deux”, mas é claro que o conhecimento disso enriquece o ser humano, mas daí a viver pregando aos quatro ventos que o país não tem cultura, é não ter conhecimento do país em que vive.

Pode ser considerando um país sem cultura, um lugar onde acontece a maior festa popular do Mundo, que integra as raças, os credos, as posições sociais, em um único evento, para exaltar a música, a dança e costumes deste mesmo povo? Pode ser considerando um país sem cultura, um lugar em que se pode ver nas praças manifestações multiculturais que mostram o quando seu povo é diversificado?

A visão que fica é de que a falta de cultura vem exatamente daqueles que pregam esses discursos, pois demonstram o profundo desconhecimento de seu país, do seu lugar e dos costumes de sua gente. Não compreender as manifestações culturais que ocorrem em vários estados do país como Cultura, é não conhecer de fato o significado dessa palavra.

Agora, se o discurso parte pela linha de que o país não tem o hábito de ler, ou de que não freqüenta os eventos culturais, ou que ainda não tem acesso ao que seja cultura e suas várias manifestações, e que isso vem de encontro a falta de cultura do povo, não tenho como não concordar, pois passa por aí a visão distorcida de que o país é um país sem cultura.

A cultura está aí, viva, e é latente aos olhos de todo mundo, fazendo o país, um dos mais culturais do planeta. Portanto, feliz do povo que entende a cultura como elemento da construção do seu lugar e do retrato de si mesmo, que não despreza as manifestações multiculturais de sua gente e não precisa exaltar uma Cultura que não é a sua.

Anúncios

One Response to Brasil, um país sem cultura?

  1. juca disse:

    Acho que justamente o que tu exaltas, a diversidade, é o que torna o Brasil um país sem cultura. Ora, não há uma universalidade cultural no Brasil, como vemos em nações coesas, com história milenar. Não consigo enxergar relevância cultural nesse “samba do crioulo doido”, nesse amálgama de costumes. E o mesmo vale para quase toda a América, o Novo Mundo, que matou todos os antigos que aqui viviam, os aborígenes. O único lugar da América que pode se orgulhar de ter uma identidade cultural é a nação andina (Peru/Bolívia), que pela grande presença de aborígenes na população, ainda que miscigenada, conseguiu levar adiante suas tradições milenares. No Brasil não há profundidade cultural, há um monte de culturas num nível superficial. Quem muito quer nada tem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: