Cópia, a eficiência do incapaz


Leva-se anos até que consigamos estabelecer um nível de aceitabilidade do nosso trabalho, quantas e quantas vezes somos obrigados a refazer e refazer o que já foi por várias vezes refeito? E, quantas críticas nós tivemos que engolir a seco, até mesmo aquelas que não tinham nenhum fundamento? E pra quê? Para depois encontrarmos nosso trabalho copiado e vendido como algo inédito. Parece-me injusto, não é mesmo?

Não consigo entender o que faz alguém copiar uma obra alheia, a subscrevendo como se sua fosse. Talvez a vontade de receber os louros por aquilo que ele jamais conseguiria. A arte da criação traz incutida nela, os traços de quem a fez e por mais que alguém queira chancelá-la como sua, não conseguirá por muito tempo, pois não se consegue copiar uma obra inteira. Esses só conseguirão receber o atestado da eficiência do incapaz.

Incapaz não apenas por não ter a capacidade de produzir algo realmente seu, mas incapaz de compreender que a obra de um artista é única. Nela está marcada o pensamento, os anos de estudo e de dedicação, a alma que o artista coloca em cada uma de suas obras, sejam elas, uma poesia, uma música, uma peça de teatro, um texto literário, ou qualquer coisa escrita que nasça de uma criação artística.

O conceito de se levar vantagem em tudo, também pode justificar atitudes desse tipo, pois, a necessidade que as pessoas tem em serem importantes, mostrarem-se cultas e altamente capazes de produzirem algo de grande valor, é enorme. É a pequenez do Ser humano nos dias de hoje. Plagiar uma obra artística é o golpe mais baixo que um artista pode sofrer, pois é como alguém lhe roubasse seus pensamentos, sua alma.

Mas, como evitar isso? Nos dias de hoje é muito mais difícil, pois, com o advento da internet, onde se pode publicar tudo quanto é tipo de texto, o artista acaba ficando vulnerável e muito mais exposto a ter uma obra sua copiada por alguém. Porém, a internet também funciona como um via de mão dupla e, através dela, o artista pode descobrir se sua obra foi ou não copiada. Não é muito, mas pelo menos é uma arma de defesa.

Lutar contra o ataque daqueles que possuem a eficiência do incapaz, sempre será uma tarefa muito complicada para o artista, ás vezes, ele nunca saberá se sua obra foi copiada ou não, pois um artista de verdade está muito mais preocupado em criar, que não tem tempo de descobrir o que fazem com a obra dele. A criação artística, ainda mais quando ela é bem sucedida, sempre despertará a cobiça do incapaz. 

Anúncios

One Response to Cópia, a eficiência do incapaz

  1. Adorei,parabéns Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: