A crítica gostou, então é bom!


Não consigo entender certos posicionamentos que algumas pessoas tomam diante de certas situações. Por vezes, são até capazes de subtraírem seus gostos, contrariarem suas vontades e irem contra suas próprias convicções, só para seguirem uma opinião. E isso acontece em diversos assuntos, mas vou me ater apenas na questão artística, pois os demais assuntos ficam para uma outra oportunidade.

Talvez para agradarem, ou para não se sentirem excluídos de certos grupos, algumas pessoas se deixam influenciar de tal forma por uma opinião, que não conseguem distinguir aquilo que realmente lhe dá satisfação, daquilo que foi induzido a lhe satisfazer. O impulso de compartilhar o filme da moda, a música da moda, os programas da moda, manipulam-na e ela nem percebe.

E se tal filme, novela, música, ou sei lá mais o quê, tiver o aval da crítica dita especializada, será a certificação de que fizeram a escolha certa. A opinião da crítica se tornar maior do que a própria opinião que elas tenham ou tinham sobre o tal filme, tal novela, tal peça de teatro ou tal música. A crítica gostou, então é bom!

O pior é que muitos artistas andam mais preocupados em agradar a crítica especializa do que as pessoas, e acabam se perdendo no meio do caminho, deixando o que realmente pretendiam realizar para trás, em troca de meia dúzia de palavras de recomendações dadas por uma única pessoa. Acho pouco receber a opinião de uma única pessoa, vocês não acham?

O artista faz e leva a sua arte para as pessoas e quanto mais pessoas tomarem contato com a sua obra, melhor. E o ideal é que as próprias pessoas formem suas opiniões sobre o seu trabalho, o aplaudindo, o criticando, o recomendando, ou simplesmente ignorando o seu trabalho. Contar com o gosto de uma única pessoa é prejudicial para o crescimento do artista, pois ninguém é dono da verdade.

Tomar como certa ou errada a opinião expressada por uma única pessoa não atesta a qualidade de nenhum trabalho. E se o que você realizou tinha como alvo, um público específico, com um gosto específico, diferente do gosto e da vontade desta pessoa e esta pessoa renega o seu trabalho, você vai abandonar tudo, tendo a certeza do que o que você fez não presta? A opinião de uma pessoa não deve refletir a vontade de uma maioria.

O artista tem de debruçar sobre a sua arte, colocando nela, toda a sua verdade, despreocupado se vai agradar esse ou aquele. O que interessa para o artista é a satisfação de realizar a sua arte e se ele conseguir atingir um grande número de pessoas, a satisfação vai ser maior e se dentre estas pessoas estiver o crítico especializado, a realização será plena. Mas, se não, sua obra estará feita e sempre vai encontrar alguém que com ela se comova.

Pare de se preocupar com o que vão dizer do seu trabalho, pois alguns vão gostar, outros vão odiar, outros tantos serão indiferentes. Portanto, não dê ouvidos à opinião de uma única pessoa. Seja você o verdadeiro crítico do seu trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: