Texto Infantil

MEUS TEXTOS PARA TEATRO INFANTIL

             

GALO, GALINHO, GALÃO. AGORA JÁ TENHO ESPORÃO!”

HISTÓRIA: Em um galinheiro, o velho Galo Zão está disposto a se aposentar, acontece que ele não sabe quem colocar em seu lugar. Sua filha, a galinha Maricota, sem querer, acaba sugerindo o nome do Galo Zé, um galo todo exibido e que vive pegando no seu pé. Tentando desfazer o mal entendido, ela, juntamente com o Galo Zinho, um jovem frango apaixonado por ela, vai tentar mostrar ao Galo Zão que o Galo Zé não é o galo ideal para ocupar o lugar de novo chefe do galinheiro. Uma história cheia de trapaças e peripécias.

PERSONAGENS: Galo Zão, Galo Zé, Galo ZInho e Maricota.

“O PEQUENO CONSELHEIRO DO REI”

HISTÓRIA: Em um reino chamado Lisarb, um rei muito malvado, obriga todas as famílias a colocarem suas crianças para trabalhar e assim, poderem pagar mais impostos para que ele possa ser cada vez mais rico. Acontece que o menino Leinad consegue fugir do duro trabalho de quebrar pedras e parte em busca de ajuda. Em sua caminhada, ele encontra uma trupe de artistas que vai lhe ajudar a mostrar ao Rei, o quanto ele está enganado fazendo com que as crianças do reino trabalhem ao invés de estudarem. Muita aventura nessa história onde um Comandante atrapalhado e seus fiéis guardas vão procurar o pequeno Leinad por todos os lugares, só para que o tal Comandante possa conseguir se tornar o Conselheiro do Rei.

PERSONAGENS: Leinad, Rei Oluap I, Comandante Aicirtap, Guarda 1, Guarda 2, Guarda 3, Enovi, Artista 1, Artista 2 e Artista 3.

“RATIMBUM! PARARATIMBUM!”

HISTÓRIA: Em um reino mágico, um menino e uma menina, vão ajudar a Boneca de Pano e o Soldadinho de Chumbo, a salvar o velho Palhaço das garras do terrível TV Papão, que já hiptonizou todas as crianças com seus programas infantis e agora está atrás da alegria do Palhaço, para então poder dominar o mundo das crianças. Uma aventura, onde o menino e a menina vão conhecer, através da Boneca e do Soldadinho, antigas brincadeiras infantis, resgatando a alegria inocente de brincar.

PERSONAGENS: Menino, Menina, Boneca de Pano, Soldadinho de Chumbo, Palhaço e TV Papão.

“TEM FOLCLORE NA FLORESTA”

HISTÓRIA: Duas crianças que vão passar as férias no sítio da avó, acabam se perdendo na floresta onde entraram para caçar passarinhos e borboletas e são surpreendidas por personagens do folclore brasileiro. Muita aventura e diversão, onde as crianças, com a ajuda da Coruja e de todos os outros personagens vão aprender a importância de se proteger a natureza e de se preservar as lendas e entes do folclore.

PERSONAGENS: Menino, Menina, Curupira, Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Iara, Coruja, Passarinho e Borboleta.

“TRÊS REIS NA FLORESTA”

HISTÓRIA: O Leão anda muito doente e os outros animais da floresta estão todos preocupados com a segurança da floresta e nomeiam o Macaco, o Elefante e a Raposa, representantes de todos para pedir ao Leão que ele se afaste do posto de Rei da Floresta. Acontece que a esperta Hiena, arma uma confusão e, um mal entendido, faz o Macaco, o Elefante e a Raposa se acharem capazes de ocuparem o lugar do Leão. O Leãozinho, esperto como ele só, mostra que eles foram iludidos pela Hiena e todos armam para que ela ache que ocupa o lugar do Leão. A floresta fica na maior confusão, deixando o Leão furioso. Conheça essa grande aventura.

PERSONAGENS: Leão, Macaco, Elefante, Raposa, Hiena e Leãozinho.

“VAMPIRILDO EM UMA HISTÓRIA DE VAMPIRO”

(TEXTO PREMIADO NA VI ANTOLOGIA NACIONAL DE DRAMATURGIA – PRÊMIO VLADIMIR MAIAKOWSKI EM 2006)

HISTÓRIA: Em uma escola de monstros, o pequeno vampiro Vampirildo, vive uma crise existencial, ele morre de medo de voar e odeia sangue. Ele é um vampiro que gosta de rock e de andar de skate, não nasceu para morder pescocinho de ninguém. Seus amigos Frank, Mumeska e Dorotéia, fazem de tudo para que ele aceite sua condição de vampiro, mas não conseguem. Só que todos estão preocupados, pois terão que mostrar ao velho mago Gorzan, suas evoluções, mas Vamp não está nem aí. Aproveitando-se disso, o jovem aprendiz de mago Toraz, querendo mostrar a Gorzan que todos não são de nada, apronta para cima de todos e é aí, que Vampirildo, ao ver seus amigos em perigo, mostra sua verdadeira face. Uma história divertida e de valorização à amizade.

PERSONAGENS: Vampirildo, Frank, Mumeska, Dorotéia, Gorzan e Toraz.

“NOSSO AMIGO ESQUELETO”

HISTÓRIA: Em uma escola abandonada, um velho esqueleto conhecido por OSSOVALDO, esquecido no antigo laboratório, vive um drama: ele morre de medo de fantasma. JUCA e BARTOLOMEU, dois garotos ávidos por aventuras, vão parar dentro da velha escola abandonada e se surpreendem com aquele esqueleto que tem medo de fantasma. Eles acabam fazendo amizade  e enquanto NOSSO AMIGO ESQUELETO mostra a escola aos garotos, eis que surge um fantasma. Mas, não um fantasma qualquer. surge FANTASMÃO PRIMEIRO DE ALCÂNTARA MACHADO DE OLIVEIRA COSTA DE MOREIRA SANTOS DE ALBUQUERQUE PAES DE ALMEIDA SILVA. Aí é que nossa aventura começa, pois OSSOVALDO vai ter de enfrentar seu medo para expulsar o FANTASMÃO da velha escola. Uma grande surpresa é revelada. Vale a pena conhecer esse texto cheio de aventuras.

PERSONAGENS: Ossovaldo, Juca, Bartolomeu e Fantasmão.

“A VERDADEIRA HISTÓRIA DO LOBO MAU MALVADO”

HISTÓRIA: LOBO MAU procurou um advogado (DR.RAPOSÃO) para tentar limpar sua barra com a criançada depois daquela história dos três porquinhos. O advogado consegue convencer o INSPETOR CÃO a reabrir o processo alegando que o Lobo Mau foi injustiçado e não é assim tão mau. O PAPAGAIO REPÓRTER procura ouvir todos os lados e se encarrega de noticiar o caso. Quando tudo parecia se encaminhar para a absolvição do Lobo Mau, CHAPEUZINHO VERMELHO comparece à delegacia e entrega as provas que incriminam o Lobo Mau.  Revoltado, Lobo Mau resolve se vingar de Chapeuzinho Vermelho comendo a sua vovózinha, mas o bravo e destemido Caçador, chega a tempo, e salva a Chapeuzinho Vermelho das garras do terrível Lobo Mau Malvado.

PERSONAGENS: Lobo Mau, Dr.Raposão, Papagaio Repórter, Inspetor Cão, Mãe do Lobo Mau, Porquinho Prático, Heitor e Cícero, Chapeuzinho Vermelho e Contador de Histórias.

(O TEXTO PODE SER ENCENADO APENAS POR QUATRO ATORES)

“TAMANHO NÃO É DOCUMENTO”

HISTÓRIA: No Fundo do mar, ZÉ PEIXINHO, um peixinho esperto, ajuda o seu amigo BOLOTA, um camarão gordo, a fazer exercícios para emagrecer, pois teme que o terrível JOÃO TUBARÃO apareça e engula o seu amigo. Entre várias tentativas e desistências, ZÉ PEIXINHO e BOLOTA vão ter que escapar da fúria do terrível JOÃO TUBARÃO. Muita aventura e muitas peripécias são aprontadas por ZÉ PEIXINHO e BOLOTA a fim de escaparem da fome insaciável do terrível JOÃO TUBARÃO. E quando tudo parece resolvido, ZÉ PEIXINHO e BOLOTA… Ah! Se eu contar mais, estraga o final. TAMANHO NÃO É DOCUMENTO é acima de tudo uma história que revela o valor da verdadeira amizade e da solidariedade.

PERSONAGENS: ZÉ PEIXINHO, BOLOTA E JOÃO TUBARÃO.

“A CAIXINHA DE DORA”

HISTÓRIA: A Bela Rainha foi vítima de um envenenamento quando protegia sua colméia e, antes de morrer, confiou a sua filha Dora, uma missão: Guardar uma caixinha que deveria ser entrega a nova Rainha, sua tia Mafalda, se por acaso acontecesse alguma coisa com a colméia. Ao saber disso, a Rainha Mafalda, assim que tomou posso, tratou de capturar Dora e abrir a caixinha para descobrir o que lhe teria guardado, sua Irmã, a Bela Rainha. Mas, ao invés de ser algo perigoso, guardava sim, uma grande surpresa.

PERSONAGENS: DORA, BELA RAINHA, MAFALDA, ZÉ ZANGÃO, ABELHA OPERÁRIA 1 E ABELHA OPERÁRIA 2.


Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 423 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: