O Teatro e a leitura


Quando pensamos em Teatro, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de um espetáculo encenado sobre um palco, invariavelmente apresentado por artistas famosos cujo preço quase nunca se pode pagar, não é mesmo? Pois bem, o Teatro não é só essa imagem glamourizada pela mídia, nem tão pouco um simples programa de entretenimento, é muito mais.

Se olharmos bem o Teatro na sua essência, veremos que ele é realmente muito mais do que esse produto final, quase sempre inacessível aos pobres mortais e que nos é apresentado como puro entretenimento. O Teatro é e sempre foi um poderoso instrumento de socialização entre os homens, mas o que muitos educadores ainda não se aperceberam é que também é um excelente instrumento de apoio à educação.

Muito antes de chegar aos palcos, o Teatro pode prestar inúmeros favores à sociedade, principalmente em termos da educação, favores esses ainda pouco ou quase nunca explorados pelos educadores. Entre os favores que o Teatro pode prestar à educação de crianças e jovens em idade escolar, é o da leitura, atividade essa, que demanda grandes dificuldades aos professores.

Não é de hoje que muitos professores e até mesmo pais, reclamam da falta de interesse das crianças e dos jovens pela leitura. É certo que muito desse desinteresse vem pela falta de costume e até mesmo da falta de exemplos em casa e na sala de aula. Ler nem sempre é uma atividade prazerosa, mas deve ser encarada como fundamental para todo mundo e o Teatro pode ser a porta de entrada para esse universo.

                                                    

O que o Teatro tem a ver com isso? Muito mais do que se possa pensar. Como o Teatro pode ajudar a convencer crianças e jovens a lerem? Simples. No momento em que o jovem ou a criança começa a fazer uso do Teatro, ele entrará em contato com o texto com o qual interpretará o seu papel e, para isso, necessitará lê-lo, ainda que não goste de ler. Pode parecer pouco, mas para muitos, pode ser o ponta pé inicial para se obter o hábito da leitura. 

De nada adianta queremos imputar a leitura dos grandes clássicos e de obras já consagradas aos jovens, às vezes até através de atos obrigatórios, mas podemos estimulá-los, apresentando a eles, o Teatro. Assim, através de leituras de textos para possíveis montagens, eles se familiarizarão com a necessidade da leitura e, por certo, mesmo que, pouco a pouco, obterão o hábito da leitura.

E assim, o Teatro, na grandeza de ser uma das nobres artes da humanidade, mostra que é muito mais do que apenas um produto final apresentado sobre um palco como forma de entretenimento e cultura. Esse é apenas um dos inúmeros favores que o Teatro pode prestar para educação, como tantos outros ainda não explorados, mas isso, é assunto para um outro dia.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 334 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: